Qual a diferença do plano de saúde familiar para o empresarial?

Qual a diferença do plano de saúde familiar para o empresarial?

Cuidar da saúde é importante para que todos tenhamos uma boa qualidade de vida. Pensando nisso, muitas pessoas possuem algum tipo de plano de saúde, seja o familiar ou o empresarial. Para o caso de um plano de saúde familiar, os benefícios são para todas as pessoas de um mesmo núcleo, enquanto o plano empresarial cobre todos os funcionários de uma determinada empresa.

Hoje em dia, é comum que uma pessoa vá atrás de um plano de saúde, para a melhoria de sua qualidade de vida, bem como a das pessoas de sua família. Mas, na hora de escolher este serviço, nem todos sabem que é existem os planos empresarial e familiar, e que estes contam com diferenças importantes, quanto a serviços prestados e exames que podem ser solicitados.

Quanto as estas definições, é fundamental saber sobre o que cobre ou não cada tipo de plano de saúde. Existem algumas particularidades que podem ser melhor destrinchadas. Assim, será possível ter uma noção melhor sobre o que são e quais fatores diferenciam um do outro. E desta forma, será possível definir qual é o melhor tipo de serviço pode ser feito para você e para a sua família.

Plano de saúde empresarial – voltado para empregados de uma organização

Este tipo de plano de saúde é coletivo, e é uma relação direta entre empresas e seus funcionários, estes beneficiários diretos do plano. Este pode ser totalmente pago pela empresa, ou sua contribuição ser feita parcialmente pela organização, ficando uma parte para o empregado. Isso pode variar de acordo com a política do local trabalhado.

Além de garantir atendimento médico aos colaboradores, o plano de saúde empresarial também permite a proteção destes em caso de acontecer algum acidente de trabalho.

Neste plano, o funcionário pode incluir também dependentes. Eles contam com uma cobertura que permita na realização de exames e determinadas consultas. Em caso de desligamento da empresa, o beneficiário e seus dependentes também perdem a cobertura do plano de saúde.

Plano de saúde familiar – benefício para aqueles que convivem com você

Para o caso do plano de saúde familiar, estes existem para cobrir pessoas que sejam parentes ou que já moram juntas, mediante união estável, por exemplo. Com este plano de saúde, tem um cadastrado titular, que é a pessoa com a responsabilidade do contrato, e, além deste, os dependentes, os demais integrantes de uma família.

Para quem deseja optar por um plano de saúde familiar, é preciso estar atento a algumas coisas. Pode haver alguma restrição quanto ao número de dependentes cadastrados no plano, e também pode acontecer de ter algum adicional no caso de mais pessoas virem a ser beneficiadas futuramente.

O recomendável nesses casos é entrar em contato com um corretor, para evitar que haja algum tipo de impasse posterior.

Existem diversas classes de planos de saúde familiares, que podem variar o seu preço de acordo com o plano escolhido pelo titular e por quantas pessoas vão ter a devida cobertura. O valor mensal do plano é o que determinará a respeito do tipo de atendimento médico que o titular vai querer para sua família.

O valor de cada plano varia de acordo com os exames e procedimentos médicos que podem ser feitos ao beneficiário e todos os seus dependentes. Todos os benefícios devem ser revistos antes do fechamento de um contrato, para que assim um cliente tenha clareza na hora do que pode ou não solicitar a prestadora do plano de saúde quando este já ser validado.

Um plano de saúde familiar pode ser uma boa forma para economizar. Planos individuais para cada pessoa tendem a ser muito mais caros, enquanto o plano familiar pode abranger todos os integrantes de um núcleo familiar. Todas as pessoas que você ama acabam sendo mais protegidas, sem evitar qualquer tipo de susto.

Qual o melhor plano de saúde para escolher?

É comum para uma pessoa ficar em dúvida sobre qual tipo de plano de saúde é a melhor opção para ser escolhida. Mas, conhecendo a respeito sobre os planos empresarial e familiar, fica mais fácil na hora de decidir. Para isso, é necessário ainda levar em conta alguns fatores, para que esta escolha não se torne precipitada.

Você precisa se informar a respeito do custo total de cada um deles, como forma de verificar se o que está sendo oferecido é muito baixo ou muito alto para o seu orçamento. Isso já pode evitar alguma dor de cabeça futura. Bem como analisar se a cobertura do plano atende as necessidades de você e de sua família, para que você aproveite todos os benefícios, de forma a ter uma saúde com melhor cobertura.

Quanto a rede de atendimento, este passo também é importante. Esta rede precisa estar o mais próximo possível de você e seus familiares. Se possível, verifique como são as estruturas destes postos de atendimento cobertos pelo plano de saúde que pretende contratar. Você precisa procurar também por uma empresa que seja bem respeitada no mercado, para que a sua escolha de um plano de saúde seja unica e exclusivamente benéfica.

Por fim, é necessário ver quais são os benefícios adicionais que o plano de saúde oferece. Se há algum tipo de programas de prevenção à saúde, se é possível fazer a compra de um medicamento com um preço mais barato, entre outros benefícios. Afinal de contas, você está pensando na sua saúde, e na saúde de pessoas próximas.

Com estes cuidados, analisando todos estes aspectos, é possível, enfim, escolher o plano de saúde ideal para você e sua família. Ou o plano de saúde empresarial ou o familiar são importantes para que se tenha uma vida com mais qualidade.

Assim, é possível ter um aproveitamento melhor dos momentos felizes, e se necessário, ter um amparo capaz de atender a todas as suas solicitações médicas, quando for preciso. Faça pesquisas sobre os planos disponíveis no mercado próximo a você, e escolha o serviço que for melhor para todos aqueles que forem atendidos.



VOLTAR